Azeite
Nova colheita de Azeite Virgem Extra Quinta da Lagoalva, de oliveiras com 150 anos
21/01/2025
Na Quinta da Lagoalva, a produção de azeite remonta a 1875, altura em que o Duque de Palmela mandou plantar um olival com as variedades italianas Frantoio e Motaiolo. Foi pioneiro nesta introdução, dando assim a este olival o título do mais antigo destas duas variedades, em Portugal. Com 150 anos, tem cerca de nove hectares e dá origem ao Quinta da Lagoalva Azeite Virgem Extra, cuja primeira edição é da colheita de 2010/2011.
Complemento aos vinhos
A família sentiu necessidade de lançar azeite engarrafado, como um complemento ao seu portefólio de vinhos. Até então, o azeite era vendido a granel, o que continua a acontecer, mas não o mesmo que tem origem nas oliveiras centenárias. Em 2007, foram plantados 6,5 hectares de olival em sebe, aos quais se juntam, este ano, mais 17 hectares. Um investimento que dá à Quinta da Lagoalva uma área total de 32,5 hectares de olival.
Feito num lagar equipado com as mais avançadas tecnologias, as quais permitem uma laboração a baixas temperaturas, permanentemente controladas, e um reduzido tempo entre a colheita da azeitona e a extração do azeite, resulta num azeite com um aroma frutado de azeitona madura, suave e doce na boca, tendo um ligeiro toque de amargo e picante no final.
Ler a restante notícia aqui:
https://grandeconsumo.com/quinta-da-lagoalva-lanca-nova-colheita-de-azeite-virgem-extra-de-oliveiras-com-150-anos/